quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Óleo de tungue

Um excelente acabamento para instrumentos.
Segue algumas receitas encontradas na internet.



Óleo de Tungue bruto
O óleo de tungue, às vezes chamado óleo de madeira chinês, é utilizado há muito tempo para a proteção da madeira. É um produto natural que tem grande penetração na madeira e seu acabamento é elástico, resistente à água e sela muito bem a superfície.
O tungue é uma planta originária do extremo oriente, que cresce quase que espontaneamente e muito rapidamente na China, na região do Yang-Tsé. Atualmente os principais produtores mundiais são China, Paraguai e Argentina.
O óleo de tungue é um excelente óleo penetrante para proteger vários substratos porosos, além da madeira. Ele adere muito bem ao granito e ao mármore que serão utilizados em cozinhas, banheiros e outros ambientes com uso pesado e sujeitos a manchas de produtos líquidos.
A aparência da madeira acabada com óleo de tungue é freqüentemente chamada de "madeira molhada", por causa do ganho de profundidade da cor da madeira; o óleo de tungue deixa um tom amarelo-ouro muito bonito, que não escurece com o tempo.
• Excelente proteção contra umidade
• Fácil de aplicar em todos os tipos de madeira
• Acabamento acetinado transparente
• Fácil manutenção e reparo
• 100% natural e não tóxico

• Aplicações
• O óleo de tungue puro é indicado para madeiras lixadas ou rústicas maciças e laminadas de móveis, portas e janelas de interiores e exteriores sem acabamento, pedras e substratos minerais porosos.
• Características
• Óleo natural puro.
• Rendimento
• O óleo de tungue cobre até 12m² por litro/demão, dependendo da absorção e da condição da superfície da madeira/pedra sobre a qual é aplicado e da técnica de aplicação.
Trabalhe em local ventilado e evite aplicar sob sol direto. Deve ser mantida uma boa ventilação durante todo o tempo de aplicação e cura do óleo.
Preparação da superfície
Para um acabamento fino, veja como preparar a madeira para o acabamento. Para um acabamento rústico, escove e lixe a superfície.
A madeira deve estar limpa, crua - sem nenhum outro acabamento - e seca. Remova quaisquer acabamentos que tenham sido aplicados anteriormente. Para remover vernizes e ceras rapidamente, utilize o Remove+ Tinta. Lixe a superfície: em pisos, utilize lixas grana 120-180; em móveis, grana 180-240. Esfregue um pano com Thinner GIF Eco em madeiras resinosas para aumentar a penetração. Se foi utilizada cola para assentar o deck ou peças de madeira, tenha certeza de que a cola está totalmente seca.
Antes de aplicar o óleo de tungue, limpe muito bem a superfície da madeira com o GIF Cleaner para remover quaisquer resíduos. Se a madeira acabou de ser lixada, utilize um pano úmido ou panos especiais para remoção de poeira (tack cloth). Tenha também o cuidado de trabalhar em um ambiente limpo e sem poeira.
Aplicação
Mexa bem o óleo de tungue antes de aplicá-lo. Pode ser diluído com Solvente GIF Eco, Thinner GIF Eco ou terebintina na proporção de 10% a 50%. A técnica tradicional de aplicação do óleo de tungue consiste em diluir e aplicar o óleo em várias camadas finas e sucessivas com pincel ou trincha de cerdas macias ou pano de algodão sem fiapos, limpo e seco. As primeiras demãos podem ser mais diluídas (40% ou 50%) para aumentar a penetração na madeira. Nunca despeje o óleo na madeira pois isto resulta em manchas que lixamento não conserta.
Quanto maior o número de demãos, maior a profundidade de cor do acabamento. Em madeira externa aplique pelo menos 5 demãos. 30 minutos depois de cada demão remova o excesso de óleo com um pano seco e limpo, pois o excesso resultará em acabamento úmido e pegajoso que não seca e esbranquiça rapidamente. O óleo pode ser lustrado com máquina ou com esponja branca (não abrasiva). O intervalo entre as demãos deve ser de 24 horas ou mais. Lixe levemente entre as demãos se necessário. Aguarde 48 horas para liberar o uso da superfície. A cura total do óleo de tungue acontece em 7 - 10 dias.
O tempo de cura dos óleos naturais é afetado pela alta umidade/baixa temperatura no momento da aplicação, ventilação inadequada do ambiente e demãos muito espessas.
Limpeza
Limpe o equipamento logo após o uso com Solvente GIF Eco ou Thinner GIF Eco.
Manutenção e Renovação
Limpe a superfície apenas depois de totalmente seca. A superfície tratada com óleo de tungue pode ser lavada com água e sabão neutro. Recomendamos o GIF Cleaner. Na reaplicação, remova toda a sujeira da superfície com GIF Cleaner e a seguir reaplique o produto conforme descrito. Não é necessário remover óleo previamente aplicado.
Segurança
Mantenha os objetos úmidos com óleo de tungue tais como pincéis, panos, esponjas e resíduos de lixamento em recipiente fechado ou molhe-os com bastante água e seque em superfície não combustível - PERIGO DE COMBUSTÃO ESPONTÂNEA.
PRODUTO INFLAMÁVEL. Ingredientes naturais podem ser perigosos para usuários e ambiente se não forem utilizados corretamente. Por favor siga as orientações abaixo:
• Aplique o óleo de tungue em ambiente ventilado. Mantenha uma boa ventilação durante todo o tempo de aplicação e cura do óleo.
• Mantenha a embalagem do produto bem fechada e em ambiente ao abrigo do sol, fontes de calor e de ignição e sem umidade.
• Mantenha o produto fora do alcance de crianças e animais.
• Não armazene o produto junto a oxidantes fortes.
• O produto exposto a temperaturas extremas de frio e calor deve ser descartado.

 Acabamento com óleo e cera
O acabamento com óleo de linhaça ou de tungue e cera é tão fácil quanto pode ser um acabamento para madeira. Além de ser fácil, o filme protetor sobre a superfície da madeira deixa que sua beleza natural brilhe com destaque.
O segredo deste acabamento é a maneira como os dois produtos interagem. Primeiro, o óleo
penetra na madeira e proporciona um brilho discreto e quente enquanto forma uma barreira
protetora. A seguir, uma fina camada de cera adiciona ainda mais proteção e um toque sedoso difícil de se obter com outro produto.
Prepare a superfície da madeira
Como as camadas de óleo e cera são bem finas, o que você vê na superfície da madeira é que você verá depois de aplicar o acabamento. Isto significa que você deve começar o trabalho com uma superfície bem uniforme. Lixe bem a superfície com lixa grana 220 ou maior, e limpe bem a superfície com um pano pega pó (tack cloth).
Aplique o óleo
Depois que o óleo estiver seco é a hora de aplicar a cera. Para obter um acabamento brilhante, as ceras à base de carnaúba como a Artefice Supreme ou a Brilho+ são as mais indicadas. Se você desejar um acabamento mais acetinado, a cera ideal é a Artefice Antique.
A cera pode ser aplicada tanto com um pano de algodão macio quanto com lã de aço ou
esponja do tipo Bear Tex. Aplique uma camada fina de cera, e esfregue o pano ou esponja até que a cera pareça ter sumido.
Depois de aplicar a cera sobre toda a superfície e você sentir o pano/esponja deslizar
facilmente, lustre com um pano limpo e macio. Quando o brilho estiver homogêneo em toda a superfície o acabamento está pronto.
Este acabamento é bastante durável. Para remover marcas de arranhão, esfregue a lã de aço sobre a área afetada e repita o processo.


 Com uma mistura de verniz, óleo de tungue ou linhaça e o solvente adequado é possível obter um acabamento bonito, durável e fácil de aplicar.
Esta mistura é um verdadeiro coringa para acabamento de madeira, pois pode ser utilizada no acabamento de qualquer peça.
O acabamento é preparado misturando-se verniz tanto com óleo de tungue quanto óleo de
linhaça, e afinada com solvente. Os solventes ideais são terebintina e nosso solvente
ecológico, sem odor. É fácil de aplicar, não requer limpeza especial da área de trabalho, realça os veios da madeira e não esconde sua textura natural. E ainda, por causa do verniz, protege mais do que a aplicação apenas de óleo.
É a combinação do verniz com óleo que torna a mistura muito versátil. O verniz ajuda o
acabamento a secar mais rápido, eliminando muito do trabalho pesado da aplicação de óleo.
Por causa da proporção pequena do verniz, este acabamento é fácil de ser reparado e
renovado, assim como o acabamento com óleo. E pode ser tingido com corantes e pigmentos a óleo para atingir qualquer tom de madeira. Não há a necessidade de preencher os poros da
madeira: lixar o acabamento ainda úmido produz uma massa de pó de madeira, óleo e verniz que preenche os poros muito bem.
Aplicação
Para a primeira demão, aplique uma boa camada da mistura sobre a madeira, reaplicando
sobre quaisquer áreas secas que aparecerem - onde a madeira absorveu mais. Depois de
aproximadamente meia hora, ou quando sentir que o acabamento está começando a ficar
pegajoso, esfregue um pano limpo sobre toda a superfície para remover o excesso e até que a superfície esteja completamente seca. Aguarde um período de pelo menos 24 horas antes de aplicar a próxima demão. As demãos seguintes são aplicadas da mesma maneira, mas elas secam muito mais rapidamente e requerem mais trabalho para remover o excesso. A rapidez com que estas demãos secam depende da temperatura, da umidade e do tipo e quantidade de verniz que foi usado na mistura.
A quantidade de demãos é uma questão de julgamento pessoal. 
Depois da última demão, aguarde pelo menos 24 horas e aplique uma camada de cera.
Preencher os poros da madeira
É possivel preencher os poros da madeira lixando-se levemente o acabamento ainda úmido
com lixa grana 220. Aplique a primeira demão como descrito acima, e lixe o acabamento na
segunda e terceira demãos. Evite lixas com abrasivos escuros, porque eles podem acabar
tingindo os poros da madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jig para abertura de cavidades de mosaico/roseta

 Feito a partir de pedaços de madeira, esse Jig facilita e muito a abertura de cavidades de mosaicos/roseta e, instrumentos acústicos. Deixe...